Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Univitelinas ou bivitelinas???



Existe uma dúvida que nos intriga desde que nascemos. Somos irmãs univitelinas ou bivitelinas? Nossa avó diz que somos bivitelinas, mas muitas outras pessoas podem jurar que somos univitelinas. Por toda a nossa vida discutimos com professores de biologia na escola sobre esse assunto, e eles teimavam em dizer que seria impossível duas irmãs gêmeas bivitelinas serem tão parecidas como nós duas. Hoje resolvi falar um pouquinho sobre isso, pra vocês entenderem exatamente do que se tratam esses termos esquisitos usados para distinguir “espécies” de irmãos gêmeos.

Os gêmeos bivitelinos são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos II que são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes.  Não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não.

Mas se eu e Fernanda somos bivitelinas, como somos tão parecidas? Por outro lado, não somos idênticas e há quem nos ache completamente diferentes uma da outra… alias, só pra avisar: nós detestamos escutar que não temos nada a ver uma com a outra!
 Bom, mas voltando ao conteúdo da nossa pesquisa, os gêmeos bivitelinos também são conhecidos como gêmeos diferentes. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas as gestações gemelares. Um em cada um milhão de gêmeos deste tipo têm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. É possível gêmeos fraternos terem pais diferentes. Opa, pais diferentes? Isso é bem curioso…
A possibilidade existe, mas é raríssima. A mulher geralmente apresenta uma única ovulação a cada ciclo menstrual, mas pode acontecer, em uma possibilidade remota, de desenvolver dois ou mais óvulos. Nesse caso, se ela tiver relações sexuais com dois homens durante seu período fértil, poderá ser fecundada por ambos e ter gêmeos fraternos ou não idênticos (gerados por dois óvulos distintos, em vez de um único óvulo fertilizado por dois espermatozóides). De cada fecundação surgirá um embrião com diferentes características, mas ambos nascerão no mesmo dia.


  A frequência de nascimento de gêmeos bivitelinos varia de acordo com a origem étnica (máxima incidência na raça negra, mínima na asiática e intermediária na branca), a idade materna (máxima quando a mãe tem de 35 a 39 anos) e a genética, com uma maior incidência da linha genética materna que da paterna. Em geral, a proporção global é de dois terços de gêmeos bivitelinos para um de univitelinos (ou seja, os gêmeos idênticos).
Já os gêmeos univitelinos nascem quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro.

No nosso caso, acho que a incidência de gêmeos na família era da linha genética materna, e a nossa mãe tinha 35 anos quando nos deu à luz. Se somos univitelinas ou bivitelinas, aí eu já não sei, não somos exatamente clones mas também não somos super diferentes. Isso é um mistério que espero um dia descobrir! Alguém tem um palpite?


Fontes: Super Interessante e Wickipedia.

26 comentários:

  1. Ficou uma gracinha nosso novo post, irmã! Acho que somos univitelinas ahmmmmmmm.....assim espero!!!

    ResponderExcluir
  2. Que blog lindoo! Realmente é um mistério a ser desvendado.. mas o que eu quero saber mesmo é se nós tres juntas somos trivitelinas?! hehehe amo vocês!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmazinha linda e loira!!! Nossa trivitelinazinha hehehehe... que prazer te ver por aqui!!! nós tb te amamos!!!!!!

      Excluir
  3. tenho primas que são bivitelinos, e ninguém sabe dizer quem é quem, de tão parecida que elas são...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é, Saymon, com a gente é a mesma coisa! Todo mundo confunde, mas é bem engraçado!!! Continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  4. Como o Saymon, também conheço duas Bivitelinos e ninguém sabe quem é quem, são irmãs da minha melhor amiga e mesmo depois de 12 anos de amizade, ainda não diferencio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, que máximo! Temos amigos que conhecem a gente há mais de 15 anos e até hoje confundem! Até nossa avó confunde! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  5. Achei vcs muito parecidas....Pra mim vcs são Univitelinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, será??? Eu adoraria! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  6. Sua dúvida é igual a minha...sou gêmea e não sabemos se somos univitelinas ou bivitelinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Diana, mas acho que no fundo de nossos coraçõezinhos gêmeos a gente fica torcendo pra ser univitelina, né? Hahaha! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  7. Oi, acho que não é tão difícil assim. Sou gêmea bivitelina e minha irmã e eu somos iguaizinhas.
    Aconteceu a mesma coisa, vários professores de biologia teimarem que somo univitelinas, na verdade, para eles, é mais provavel alguém ganhar 6 vezes na mega-sena do que ser bivitelina indentica. Espero que isso seja algo bom. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geeente, mas por que os professores de Biologia fazem isso conosco? Hahaha deixem as gêmeas serem felizes!!! Poxa, pra vc ver como somos sortudas por sermos iguais...mais fácil alguém ganhar 6 vezes na Mega-sena, uau! Hahaha! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  8. Ola, tenho filhas gêmeas que tb são bivitelinas, mas muito parecidas. Muitos não conseguem nem diferencia-las. Vcs ja fizeram exame de DNA para saber se realmente são bivitelinas, vcs são bem parecidas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cibele, tudo bem?! Que legal que você tem filhas gêmeas!!! Nunca fizemos, mas é uma ideia, né? Assim a gente tira a dúvida de uma vez! Muito obrigada pela sua visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  9. as gemeas spanic são gemeas identicas porem algumas pessoas acham que elas são bivitelinas isso depende do ponto de vista das pessoas umas confundem e outras não mais vcs sao bem parecidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, elas são bem parecidas mesmo! Eu e a minha irmã amamos o fato de sermos parecidas!!! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  10. eu e minha irmã nem somos gêmeas,porém tem gente q acha q sim,então eu acho normal bivitelinas identicas,até pq conheço um caso assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acho que eu e a minha irmã somos um desses casos...hehehe! Obrigada pela visita e continue acompanhando nosso blog, porque estamos postando toda semana uma nova história! Beijos!

      Excluir
  11. Tenho uma dúvida enorme, tive uma gestação gemelar, minhas filhas nasceram "UNIVITELINAS" e são fisicamente totalmente diferentes, não consigo uma explicação. Tenho a filmagem do parto onde foi dito bem claro que havia uma única placenta.

    Raquel Giri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel, tudo bem? Gêmeos univitelinos se desenvolvem quando um mesmo óvulo é fecundado por um espermatozoide, que depois se divide. Por causa disso, os univitelinos compartilham os mesmos genes e costumam ser quase idênticos. Mas, eu e minha irmã, por exemplo, somos bivitelinas e quase idênticas. Procuramos a resposta pra isso a vida inteira e até agora nenhum médico, biólogo ou livro nos respondeu. Uma coisa que você pode fazer é esperar o terceiro ano das crianças, que elas já estão mais desenvolvidas, e fazer um exame de sangue nelas e ver as digitais, porque isso vai ajudar a redescobrir se elas são realmente univitelinas ou não. Univitelinos têm o mesmo tipo sanguíneo e os bivitelinos, não necessariamente. Qualquer coisa estamos aqui para te responder! Beijos!!!

      Excluir
  12. Olá também sou gêmea,mais velhas que vocês, nascemos numa época que meus pais não sabiam que viriam gêmeas(os).Fiquei impressionada com os relatos sobre como se sente quem é gêmea.Espero que não tenham parado com o blog está muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem? Que legal que vc gostou dos posts e do nosso blog! Voltamos a escrever aqui, estávamos um tempo sem aparecer pq criamos um canal no Youtube esse ano e estamos nos dedicando muito! Mas aqui não vamos mais parar! Se quiser nos achar no Youtube, o nome do canal é Irmãs Kaena. Beijooos e obrigada pelo comentário! =)

      Excluir
  13. Eu tambem to enduvida sou gemea so que eu e minha irma não somos parecida nem diferente entao somos oque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe talvez vcs sejam como nós duas! Somos bivitelinas, mas bem parecidas! Acontece... Mas não somos idênticas! Mas tem gente que acha a gente idêntica... vai entender? hehehe

      Excluir
  14. Oi meninas tenho gêmeas bivitelinas sofro desse problema também elas tem 1 ano e eu mesmo como mãe ainda confundo elas só sei quem é quem pois a g2 tem uma mancha no peito e a outra não mais fora isto elas são iguais meus amigos e familiares até brincam de tentar adivinhar quem é quem kkk

    ResponderExcluir